O Catolicismo Através Da História

· 3 min read
O Catolicismo Através Da História

Apostolicidade e catolicidade estão conjugadas – e são, de fato, igualmente essenciais para determinar o que é cristianismo –, a homogeneidade administrativa e confessional da Igreja Católica não impede que haja nela uma pluralidade litúrgica e até mesmo doutrinária. O bispo de Roma é também o papa, autoridade máxima da Igreja, em comunhão com o qual estão todas as igrejas particulares que se podem dizer integrantes da Igreja Católica Apostólica Romana.  salmo pro dia de hoje  cristãos compreendem sua Páscoa como continuação da Páscoa judaica, a qual celebra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito, em 1446 a.C.

  • No início de dezembro, o coral dos Arautos se apresentou para o presidente Jair Bolsonaro durante a cantata de Natal realizada no Palácio do Planalto.
  • "No caso da feste junina, esse vestir-se de caipira, simbolicamente, é um instrumento de importância até emocional e psicológico para as pessoas se sentirem com a identidade ligada ao passado, aos pais e avós que praticavam aquilo, comemorando de forma parecida", analisa o pesquisador.
  • Essas iniciativas existentes ao longo das três primeiras décadas do século XX, estivam mais associadas ao perfil de quem as implantava, com as diretrizes gerais da Santa Sé.
  • Tempo privilegiado de conversão e combate espiritual, de jejum medicinal e caritativo.
  • Outra refutação veio com o movimento comunista, proibindo práticas religiosas.


Diante da popularização da leitura bíblica promovida por Lutero, a hierarquia católica recomendou a divulgação de catecismos com resumo das verdades da fé. Enquanto o cristianismo judaico, de caráter rural, assumira características urbanas com a transposição para a cultura greco-romana, a divulgação da fé católica na sociedade  medieval provocou o processo inverso, pois os povos anglo-germânicos tinham uma forma de vida marcadamente rural. Não obstante, a hierarquia católica procurou manter valores próprios da civilização romana. Dessa maneira, a língua oficial da igreja continuou sendo o latim, pois os chamados povos bárbaros não tinham ainda expressão literária estruturada.


A Igreja Católica Na Idade Média


Pude participar hoje da Santa Missa e comprovar o quão é importante essa Manifestação Viva de Jesus Cristo em nossas vidas, através do pão ázimo e vinho, que se transformam em Corpo e Sangue de Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador. Deus Sabia que dentre as DUAS opções que a Virgem Maria poderia ter escolhido,  ela escolheria dizer sim. Isso fez dela santa e justificada diante de Deus, agora se a Virgem Maria, estava, desde a sua concepção, salva por Cristo e restaurada por Ele, então não poderia dizer outra coisa, senão “sim” a Deus.

  • Outra diferença entre as duas igrejas é que na Igreja carismática, os métodos contraceptivos são permitidos.
  • Diríamos que, atualmente, PL4 estaria professando um peelismo sincrético, cujo núcleo simbólico parecer ser o ensinamento e a pessoa do Patriarca, "fundador para cada época", rodeado por reminiscências católicas e outras.
  • O clero perdeu o direito de subvenção pelos cofres públicos e a igreja do Brasil reforçou sua dependência em relação à Santa Sé.
  • A Igreja é anterior ao reconhecimento de Constantino e de qualquer outro imperador.
  • Cristo não podia deixar sua Igreja sem a assistência necessária para que o patrimônio do Evangelho não fosse dilapidado pelos homens.


O termo catolicismo foi usado por alguns autores (Aristóteles, Zenão, Políbio), antes da era cristã, com o sentido de universalidade. Aplicado à igreja, aparece pela primeira vez por volta do ano 105 da era cristã na carta de Inácio, bispo de Antioquia. Segundo a pesquisa da Datafolha, 2%  dos brasileiros são adeptos de religiões afro-brasileiras. As duas religiões afro-brasileiras com o maior número de adeptos no  Brasil são a Umbanda e o Candomblé.

Música Sacra: Stabat Mater – Sequência Católica Do Século Xiii



Aos 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor. S3 refere-se à Seicho-no-iê exclusivamente como filosofia e desdobra-se em argumentos de que essa filosofia não só não é anti-cristã como é totalmente cristã. Segundo S3, que se declara católica e de missa, viver a Seicho-no-iê torna o católico mais cristão.